Tem um e-book grátis que vai falar tudinho pra você sobre os nossos cães vira-latinhas. Link neste blog.

Escolha seu idioma - Select your language - Elija su lengua

Escolha seu idioma - Select your language - Elija su lengua

Mostra Fotográfica

Mostra Fotográfica 
Bichos de Rua: Filhos do Abandono

A primeira edição da Exposição Fotográfica Bichos de Rua: Filhos do Abandono foi a realização de um sonho. E o primeiro espaço a acreditar neste sonho e acolher a mostra de fotos foi o Restaurante Botica Arte, Pasta & Pizza, no bairro da Serra, região Centro-Sul de Belo Horizonte. A estréia aconteceu no dia 17 de julho de 2009.
Durante a temporada da exposição até o meados de julho os visitantes puderam contribuir com doações que foram entregues à Sociedade Mineira Protetora dos Animais.
O convite da primeira edição sobre foto de Cristina Barakat




A segunda edição da mostra estreou no dia 23 de setembro de 2009, no Reciclo 2 bar e restaurante, estabelecimento com ênfase cultural, também localizado na região Centro-Sul da capital mineira, no bairro de Lourdes. Os visitantes, desta vez, foram convidados a contribuir com o protetor Franklin Oliveira. A temporada no local terminou no dia 12 de outubro de 2009.
O convite da segunda edição é uma releitura do banner enfatizando a evolução da minha estrelinha Pepê desde o resgate: o retrato de uma adoção feliz

Os painéis da galeria Danielle Mitterrand recebem as fotos que compõem a exposição
Fotos: Dimang Kon Beu



A terceira edição da mostra fotográfica Bichos de Rua: Filhos do Abandono teve estréia quase simultânea à temporada no Reciclo, em 23 de outubro, durante a I Jornada Ecológica - Educação e Vida na Terra, no Centro Cultural da UFMG. A mostra ficou aberta aos visitantes mesmo depois do evento, até o dia 30 de novembro de 2009.
O banner, na entrada do Centro Cultural da UFMG, convidava os visitantes do prédio a conhecer a mostra instalada no telecentro, sala de leitura e computadores


A quarta edição - O hall da Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte, no alto da avenida Afonso Pena, recebeu a quarta temporada da Exposição Fotográfica Bichos de Rua: Filhos do Abandono. A mostra permaneceu ali entre 13 a 23 de outubro de 2009, período simultâneo à mostra que acontecia no Centro Cultural da UFMG.
O convite da quarta temporada foi feito pela equipe de comunicação
 da secretaria municipal de saúde
Eu na foto entre as amigas Kátia Gaspar, relações públicas da SMS, e Carla Roberta: prestigiando a mostra


Outras edições da Exposição Fotográfica 
Bichos de Rua: Filhos do Abandono
- Edições Pockets (compactas)
  • Dia 06 de dezembro de 2009: exibição única no último dia da IV Convenção Nacional de afiliadas da Sociedade Internacional de Proteção Animal (WSPA), no Hotel Sol Belo Horizonte Best Western. 
  • Dia 24 de setembro de 2010: a exposição aceita o convite para estar presente no I Seminário sobre Direito dos Animais, na OAB-MG.

  • Dia 04 de setembro de 2011: A exposição fotográfica Bichos de Rua: Filhos do Abandono é parte da programação da I Cãoscientização Unificada, na avenida Prudente de Morais, num domingo de lazer em quarteirão fechado pela Associação de Moradores do bairro Santo Antônio. Veja as fotos:





Ficha técnica da exposição

Os protagonistas
Nem todos os animais retratados pela exposição foram resgatados das ruas. Nem todos foram adotados. Alguns tiveram a sorte de encontrar novos lares, novos donos e terem uma nova chance. Outros foram recolhidos e levados a abrigos, onde permanecem à espera de um novo dono que pode nunca chegar.
Todos são filhos do abandono, da guarda não responsável de um dono sem rosto e sem coração.


Os fotógrafos
Bruna Bueno - Estudou medicina veterinária, é protetora e apaixonada pelos representantes da espécie felina
Carla Roberta Magnani - Relações públicas, protetora animal, faz parte do grupo SOS Bichos.
Cristina Barakat - Formada em direito. Tem paixão pela fotografia, arte que vem se dedicando a estudar e se aperfeiçoar. Protetora animal, atua como voluntária com frequência com a intenção de contribuir com a conscientização sobre guarda responsável versus abandono.
Débora Atuy - Formada em Marketing, essa fotógrafa paulistana é uma profissional que se dedica à arte de fotografar. Tem se especializado na macrofotografia, e, ama fotografar insetos. Também adora clicar os demais representantes do reino animal
Dimang Kon Beu - Fotógrafo e professor de fotografia, descobriu recentemente os prazeres de clicar as mil poses do mascote da família
Nádia Santos - Jornalista, é a curadora desta exposição Bichos de Rua: Filhos do Abandono. Gosta de fotografar e quer com seus cliques ajudar para que os animais resgatados da rua encontrem novos lares, contribuindo com a conscientização para a guarda responsável
Tico Torres - Graduado em jornalismo. Fotógrafo, já participou de outras exposições coletivas e individuais

Mote da exposição
Guarda Responsável - Em geral superlotados, os abrigos que resgatam animais abandonados das ruas não são a solução para recolherem os animais de donos que querem se desfazer de seus bichos, que uma vez já foram chamados de estimação.
A guarda responsável passa exatamente pela compreensão disso. Começa na decisão de adquirir um animal de companhia e que a presença dele trará alterações na vida de toda a família. Por isso, todos devem estar de acordo com a chegada do novo serzinho como membro da família. As mudanças trazidas por ele serão benéficas à convivência, mas muitas exigem doses de sacrifícios, como levar o cão para passear com frequência, acordar no meio da noite com o animal passando mal, levá-lo ao veterinário para tomar as doses anuais de vacinas contra a raiva e outras doenças e sempre que necessário, apanhar o cocô - inclusive na rua e limpar o xixi.

Para refletir
Senciência - "Capacidade que os animais vertebrados superiores (mamíferos, aves, peixes, répteis e anfíbios) possuem de sentir dor, medo, frio, prazer, estresse, lembranças e até saudades" (Antônio Alves de Siqueira)

Quer levar a exposição para a sua cidade, galeria ou estabelecimento e contribuir com a conscientização para a guarda responsável?
Contacte-nos pelo e-mail: bichosdecompanhia@gmail.com